quarta-feira, 11 de maio de 2022

Sindicatos se reúnem com o prefeito Roberto Asfora. Sem definição para o reajuste, a GREVE continua"em Brejo da Madre de Deus-PE


Os Sindicatos (SINDIBREJO e SINDUPROM) se reuniram na tarde de 10 de maio com o prefeito Roberto Asfora para discutir a pauta de reinvindicação dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Os professores reivindicam o reajuste de 33,24% concedido desde o mês de janeiro pelo Governo Federal. Entretanto, como demonstração de não intransigência nas negociações, aceitou abrir mão do retroativo, bem como aceita até o parcelamento do referido reajuste.

Os sindicatos reafirmaram que há possibilidade de concessão de reajuste e isso é uma questão basicamente de adequação financeira. Para isso basta prolongar o mês inicial do pagamento, desprezando-se qualquer verba retroativa, de modo que o somatório anual não ultrapasse os limites apresentados pela gestão na nota técnica do dia 22 de março de 2022. Nesta a mesma se compromete com um reajuste de 10,16% comprometendo 96,46% dos recursos oriundos do FUNDEB para o exercício de 2022 na folha de pagamento de todos os profissionais da educação (ASGs lotados nas escolas, porteiro, merendeira, coordenadores, supervisores).

Vale lembrar, ainda, que: dos atuais 92,91% gastos na folha de pagamento, APENAS cerca de 72% são relativos aos efetivos, onde o mínimo estipulado por lei é de 70%. Ou seja, atualmente, a gestão municipal compromete apenas 2% a mais do que o estipulado por lei.

Após esse processo de discussão, os sindicatos ficaram de encaminhar ofício mostrando a viabilidade da concessão do reajuste e uma nova reunião foi marcada para próxima terça-feira, 17 de maio às 15h, na qual os sindicatos apresentarão uma proposta que se adequa aos 96,46%, porcentagem de comprometimento sinalizado como possível na nota técnica mencionada acima.


Da assessoria do Sindicato dos professores.


                Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: