Mais uma boa notícia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Toritama que precisam passar por procedimentos cirúrgicos. A Prefeitura de Toritama, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos (ou seja, aqueles que não são urgentes, mas sim agendados).
Até o momento, Toritama já realizava cirurgias de hérnias e colecistectomia (vesícula), agora o município também irá realizar semanalmente procedimentos de retirada de cisto sebáceo, nevus (sinais escuros), lipoma, siringomas, lesões de couro cabeludo, cantoplastia com unhas encravadas, lobo de orelha, dermatofibroma, ceratoacantoma, lesões de HPV, verrugas (olho de peixe) e carcinoma basocelular de rosto, braços e tórax.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Júnior Mariano, as cirurgias eletivas estão entre os procedimentos de maior relevância no SUS. "Quem enfrenta problemas de saúde, tem pressa no atendimento, e é por isso que o município de Toritama ampliou o atendimento das cirurgias eletivas no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal”.
Para o secretário, quando estes procedimentos não são realizados em tempo oportuno, os pacientes podem ter evolução no quadro, prolongando sofrimento e impactando diretamente os atendimentos na Rede de Urgência e Emergência, acarretando tratamentos mais complexos e, consequentemente, mais onerosos. "Por isso, considerando a necessidade iminente de garantir a oferta de serviços que permita cuidados integrais de saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde, vamos reduzir consideravelmente a fila de espera por procedimentos cirúrgicos de média complexidade", acrescenta Júnior Mariano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário