domingo, 22 de março de 2020

Jovem do Brejo da Madre de Deus que mora na Europa relata situação por causa do novo coronavírus: 'Clima preocupante, triste e de incerteza


No dia 13 de março, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus, já que o número de casos confirmados por dia nos países do continente europeu é maior do que na China. Alguns pernambucanos moram na Europa e três deles, que antes residiam em Caruaru, conversaram com o G1, além de um paulistano que também morava na Capital do Agreste. Ao portal, eles relataram como está a rotina em Portugal e na Irlanda.

A administradora Lissandra Farias, de 25 anos, mora em Dublin, na Irlanda, desde 2018. Ela contou que por causa da pandemia todos os moradores da capital irlandesa estão de quarentena desde a sexta-feira (13).


(Lisandra Farias é natural de Brejo da Madre de Deus, filha de Santos, conhecido como Santos de Josa)



A primeira morte por Covid-19 no país foi confirmada na quarta (11). Segundo o relato de Lissandra, na quinta-feira (12) o governo irlandês se reuniu e decidiu que iria fechar as escolas e as instituições públicas. "Porém, também foram fechadas todas as academias, os pubs e restaurantes. Alguns shoppings ainda estão funcionando, mas estão controlando a quantidade de pessoas que entram. Nos mercados e farmácias também há esse controle", explicou.

No dia em que o governo decidiu pela quarentena, a administradora afirmou que foi uma "loucura", pois muitas pessoas foram ao mercado comprar mantimentos. "Agora estão controlando o abastecimento de comida também. Não é necessário comprar em grande quantidade, tem para todo mundo. Agora, os idosos são os primeiros a entrar para comprar o que precisam no supermercado", ressaltou.

A jovem revelou que a grande maioria da população de Dublin está obedecendo às normas do governo. A gestão do país também decidiu auxiliar as pessoas que perderam o emprego e tiveram horas de trabalho reduzidas, além dos estudantes. Todas as noites o primeiro-ministro, Leo Varadkar, divulga as novidades das medidas do governo e a quantidade de casos de coronavírus.

O St. Patrick's Day (Dia de São Patrício, em português) é uma tradicional festa irlandesa comemorada no dia 17 de março desde 1997. Neste ano, foi diferente. Ao invés de desfiles e festas, as pessoas foram orientadas a ficar em casa para se proteger.

""É um clima preocupante, triste e de incerteza", afirma Lissandra Farias".

Inicialmente, a quarentena na Irlanda iria seguir até o dia 29 de março, mas com o avanço da pandemia, o governo acredita que o período de isolamento tenha que se prolongar por mais sete semanas. "Eu digo às pessoas do Brasil que, realmente, evitem o contato social, sejam solidárias, pensem que uma vida é responsável pelas outras também. E temos que ter fé que isso vai passar", finalizou Lissandra.

Fonte: G1-PE/Fotos arquivo pessoal




            Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: