domingo, 19 de abril de 2020

campanha solidária no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural (19)



O Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora Rural celebrado neste domingo, dia 19 de abril, vai marcar o início da Campanha Solidária “Agricultura Familiar: Cuida da Terra, Alimenta o Mundo #Partilha&Solidariedade realizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e seus Sindicatos filiados. O objetivo é arrecadar alimentos que serão entregues às famílias que estão passando por dificuldades neste momento de pandemia do Coronavírus.

O Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora Rural foi instituído a partir de um Projeto de Lei do deputado estadual Doriel Barros (PT). O dia foi escolhido para homenagear o ex-deputado estadual e primeiro agricultor familiar a ocupar um cargo na Assembleia, Manoel Santos, falecido nessa data, no ano de 2015. 

Natural de Serra Talhada, Manoel Santos sempre esteve ao lado das pessoas mais necessitadas. Por isso, neste domingo, simbolicamente, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Talhada fará a primeira entrega de alimentos pela campanha. Um grupo de 10 famílias das comunidades rurais de Lagoa da Pedra e Capitão vão receber alimentos da agricultura familiar como milho, feijão e abóbora provenientes de famílias do assentamento Catolé, que tiveram boa safra em virtude das chuvas que caíram na região.

“Participar dessa campanha significa ser solidário. Manoel foi uma pessoa envolvida com as pessoas mais necessitadas. E nesse momento difícil precisamos todos a nossa parte. Quem tem o que doar ajudar a quem não tem”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Serra Talhada, Flaviano Marcos (Fabinho).

A agricultora familiar e presidenta da Fetape, Cícera Nunes, explica que a ideia é que os sindicatos possam fazer parcerias com as igrejas, com os comitês de emergência nos municípios e outros espaços ou se somar as ações locais que já existem para criar uma grande ação solidária que contribua com as pessoas que nesse momento estão passando fome e outras necessidades.

Ação na internet - O domingo (19) também será marcado por mobilizações virtuais de lançamento da campanha.  A ideia é que os próprios trabalhadores e trabalhadoras rurais, líderes sindicais, parceiros e militantes da causa postem fotos em suas redes sociais com o cartaz da campanha e possam escrever mensagens de solidariedade e esperança neste momento tão difícil para a classe trabalhadora.

“Em um momento de pandemia do Coronavírus é fundamental o reconhecimento da sociedade a essa categoria que representa a força no campo. São os agricultores e agricultoras os responsáveis pela produção de 70% dos alimentos que chegam às mesas de brasileiros e brasileiras do campo e da cidade”, destaca Cícera.

Autor da Lei - Em um dos recentes pronunciamentos online, o deputado Doriel Barros cobrou o cumprimento da Lei Federal nº 11.947/2009, que determina o mínimo de 30% do valor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para ser repassado aos estados e municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O parlamentar também defende a criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), que é uma proposta do Comitê de Emergência do Campo formado por entidades e movimentos sociais e sindicais, e nessa sexta-feira (17) foi levada como projeto de lei para a Assembleia Legislativa pelo governo do Estado. “Vou articular todos os demais parlamentares para que essa iniciativa seja votada o mais rápido possível”, disse Doriel Barros.



                     Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: