quarta-feira, 13 de abril de 2022

PRF FLAGRA ÁGUA POTÁVEL DENTRO DE TANQUE JÁ USADO NO TRANSPORTE DE COMBUSTÍVEL EM NAZARÉ DA MATA


 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na terça-feira (12), o transporte de água potável em um caminhão tanque que já havia sido utilizado para o transporte de combustível. O caso ocorreu na BR 408, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, durante a Operação Rota Brasil, que teve como foco a fiscalização de produtos perigosos.


Policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito da PRF realizavam uma blitz no Km 55 da rodovia, quando abordaram um caminhão tanque. Ao verificarem que a carga transportada era água potável, ficou configurado o crime contra a saúde pública, que prevê detenção de 2 a 5 anos, ou multa.


O motorista disse que a água seria utilizada para abastecer uma piscina. A equipe descartou o produto  e lavrou uma autuação no valor de R$2,4 mil. O caso será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF).


A PRF alerta sobre a importância de adquirir água potável com empresas que garantam a procedência do produto, de modo a evitar riscos à saude do consumidor.


Previsão legal


De acordo com a Lei 8.137/1990, constitui crime contra as relações de consumo entregar matéria-prima em condições impróprias ao consumo.


Além disso, conforme a Resolução 5947/21 da ANTT, mesmo que a empresa alegue que fez a descontaminação do tanque, a legislação não permite o transporte de produtos para uso ou consumo humano, em tanques destinados ao transporte de produtos perigosos.

Nenhum comentário: