sábado, 11 de julho de 2020

Veja o que pode funcionar em 53 municípios do Agreste, incluindo Brejo da Madre de Deus a partir de segunda-feira


Cinquenta e três municípios do Agreste de Pernambuco entrarão em uma nova etapa do Plano de Convivência Com a Covid-19 a partir de segunda-feira (13). Estas cidades saem da segunda etapa para a quarta etapa, com a autorização de reabrir o comércio varejista, shoppings, salões de beleza e serviços de estética, entre outros.

Os municípios localizados nas Regionais de Saúde de Caruaru e Garanhuns (Geres IV e V) foram os últimos do Estado a receber liberação do funcionamento destas atividades, que agora estão liberadas em todas as 184 cidades, além de Fernando de Noronha.

A regional de Limoeiro (Geres II), que compõe 20 cidades do Agreste Setentrional e Mata Norte, já está na quinta etapa do plano, que inclui a reabertura dos serviços de escritório (50% da capacidade) e amplia as concessionárias, locadoras de veículos e similares, para 100% dos funcionários.

Confira o que pode funcionar no Agreste, nas Geres IV e V:

Comércio varejista - O comércio de varejo de rua, tanto no centro como nos bairros, foi autorizado para funcionar, no horário das 9h às 18h.


Comércio atacadista - Este tipo de comércio já estava autorizado a funcionar na segunda etapa do plano.

Shopping centers - Podem funcionar, com até 30% da capacidade do público, no horário das 11h às 19h ou das 12h às 20h.

Polo de Confecções - O funcionamento de feiras de negócios de confecções em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama continua suspenso. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, os empreendedores devem continuar operando exclusivamente com delivery e coleta. A reabertura destes estabelecimentos está prevista para a etapa sete do Plano de Convivência, que ainda não tem data para começar.

Bares e restaurantes - Estão previstos para reabrir no dia 20 de julho na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Ainda não há previsão de reabertura no Agreste.

Salões de beleza e serviços de estética - Podem abrir, seguindo novos protocolos, como distanciamento de 1,5 metro entre as bancadas de atendimento; receber clientes apenas com hora marcada, com intervalos suficientes para desinfecção dos locais e materiais utilizados; evitar espera interna; além do uso de máscaras, higienização de materiais, entre outros.

Concessionárias e serviços de locação de automóveis e de vistoria de veículos - Podem funcionar com 50% dos funcionários de vendas.

Construção civil - O serviço já estava autorizado com 50% dos trabalhadores, e agora poderá atuar com 100% da carga.

Igrejas e templos - Igrejas e templos religiosos poderão reabrir. Os espaços religiosos precisam seguir um protocolo com uma série de medidas preventivas, que incluem o limite do público a 30% da capacidade. É preciso ainda adotar um intervalo entre as celebrações, de no mínimo três horas, tanto para evitar aglomerações como para realizar a limpeza do ambiente, entre outras medidas.

Praças e parques - De acordo com o Governo de Pernambuco, a regulamentação da reabertura das praças e parques fica a cargo dos municípios.

Academias de ginástica - Estão previstas para reabrir no dia 20 de julho, na Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Não há data para o Agreste.

Futebol - Poderá funcionar em todo o Estado, a partir de 19 de julho, sem torcida.

Veja os municípios das Geres IV e V:
GERES IV:

Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

GERES V:

Municípios (21): Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Fonte: NE-10 Interior


                 Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: