quinta-feira, 3 de março de 2022

Guerra: Pernambucana residente na Romênia cede sua fazenda para refugiados da guerra na Ucrânia

Maria Thereza Coelho Cunha Bueno, pernambucana natural da cidade de Petrolina, cedeu a fazenda onde vive com o marido alemão e filhos para receber brasileiros e demais refugiados da guerra na Ucrânia. O local fica na cidade de Siret, na Romênia, a 391 quilômetros da capital Bucareste e bem na fronteira com o país invadido pela Rússia.

Na fazenda, foi instalado um posto consular avançado para atender quem usa o território da Romênia para fugir da Ucrânia. Em entrevista à TV Grande Rio, de Petrolina, Maria Thereza explicou que ficou preocupada diante das notícias de refugiados em razão da guerra.

“A gente abriu a casa e a fazenda para receber essas pessoas que estavam atravessando. No domingo à noite, comecei a ver no jornal que tinham muitos brasileiros tentando sair. A situação é realmente dramática”, disse a pernambucana.

Maria Thereza procurou a embaixadora do Brasil na Romênia, Maria Laura da Rocha, para oferecer a propriedade em ajuda.

“Funcionários do consulado vão ficar hospedados na minha casa e vão usar o escritório da fazenda como apoio consular para essas pessoas que estão tentando atravessar”, disse.

A pernambucana lembra ainda que poderia ser ela com os filhos na situação dos demais conterrâneos.

“Eu, como imigrante num país onde você não conhece ninguém, não tem família, começou a me perturbar muito. Comecei a pensar em como ajudar, aproveitar que a gente tem espaço para poder de alguma maneira ajudar essas pessoas que estão tentando fugir”, finalizou.


            Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: