quinta-feira, 2 de junho de 2022

Brasil adere ao exame internacional de avaliação de proficiência em Matemática e Ciências


 O ministro da Educação, Victor Godoy, participará, nesta quinta-feira (2), de uma cerimônia que oficializará a adesão do Brasil ao principal exame internacional que avalia a proficiência em Matemática e Ciências, o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS – sigla em inglês para Trends In International Mathematics and Science Study).

O TIMSS envolverá uma amostragem representativa da conjuntura brasileira como um todo e, também, de cada unidade da federação.

A iniciativa tem como objetivo apresentar resultados comparativos para contribuir com o desenho de políticas educacionais efetivas, levando em conta as experiências exitosas de outros participantes e, sobretudo, as evidências científicas mais recentes.

Estudantes do 4º ano (com idade entre 9 e 10 anos) e do 8º ano (entre 13 e 14 anos de idade) serão avaliados, o exame ocorrerá, portanto, em ciclos de 4 anos. Isso permite aferir a evolução alcançada pelos estudantes ao longo dessa trajetória.

Em 2019, o Brasil aderiu ao exame que avalia a capacidade de leitura de crianças do 4º ano: Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura (PIRLS – sigla para Progress in International Reading Literacy Study).

Tanto o TIMSS quanto o PIRLS são desenvolvidos pela IEA (sigla em inglês para International Association for the Evaluation of Educational Achievement), consórcio internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Além do ministro Victor Godoy, participam da cerimônia de divulgação o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; o secretário adjunto de Educação Básica, Helber Vieira; o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro; o diretor- executivo da IEA, Dirk Hastedt; o consultor em Avaliação Educacional, Helder Sousa; e a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Michele Melo.


                    Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: